A escolha da grama
A escolha da espécie  da grama é fundamental para o sucesso do gramado, considerando o clima, local e objetivo.
Cerca viva
A sanasão do campo vem se destacando como cerca de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m²
A escolha do Eucalipto
A escolha do eucalipto está relacionada a algumas vantagens da espécie: crescimento. objetivo e local.
  visitantes online
 

Como plantar um gramado
edição Agrotropical

Para plantar um gramado ou renová-lo, há alguns elementos importantes que devem ser considerados antes de simplesmente espalhar umas sementes de grama no solo. A escolha certa das sementes ou mudas que serão usadas e a maneira correta de plantio são muito importantes para se obter um gramado saudável. É preciso também manter as pragas afastadas durante o crescimento.

 

Como plantar um gramado usando sementes

 

Passe o ancinho sobre as sementes no solo até cobri-las.
2006 Publications International, Ltd.
Cubra as sementes raspando o solo 
com um ancinho

 

 

Primeiramente decida que tipo de grama você quer plantar. A maioria dos tipos de grama são gramas de inverno que ficam verdinhas rapidamente e que podem entrar em período de semi-dormência no período quente do verão. As gramas da estação quente, como a grama esmeralda, ficam verdes mais tarde, mas sobrevivem ao clima mais quente do verão. As gramas bermudas ficam verdes durante todo ano.

Elas formam tapetes espessos se elas forem bem cuidadas. As gramas rasteiras formam um gramado melhor para áreas de tráfego intenso. Então é preciso levar em consideração a zona climática aonde você mora. Nem todas as variedades crescem sob qualquer condição.

Em seguida, faça um teste do seu solo. Informe ao laboratório especializado em testes de solo sobre o tipo de grama que você pretende plantar e eles farão as recomendações necessárias. Acrescente adubo e fertilizante, se for necessário, de acordo com o relatório de teste do solo. Caso não tenha acesso a um laboratório de análise, utilize 30g de superfosfato simples por metro quadrado no dia do plantio ou um dia antes do mesmo. Não utilize adubos salinos no plantio, nem com poder acidificante para não queimar as sementes.

Aplaine o solo; acerte o terreno e adicione terra às depressões. Não use o subsolo na camada superficial; os gramados precisam de um solo bem drenado para que as raízes cresçam. Entulho de construção embaixo da superfície impede que as raízes cresçam profundamente, fazendo com que algumas partes da grama morram. Cultive o solo completamente, removendo pedras, raízes, torrões e resíduos. Use um ancinho para nivelar a área e laminar o solo, prevenindo irregularidade, utilize 150g de humos por metro quadrado. Se você estiver recuperando pequenas partes da grama, siga os mesmos passos em uma proporção menor.

Depois que o solo estiver nivelado, você pode plantar a semente. Em caso de grama de inverno, plante a grama no início do outono para que ela tenha de quatro a seis semanas para se fixar antes que venha a geada. Espalhe as sementes manualmente na proporção recomendada no pacote.

Use um ancinho para cuidadosamente fazer com que a semente penetre 0,3 cm abaixo do nível do solo; a semente que é plantada muito fundo não vai germinar. Passe um cilindro compactador de solo na superfície para garantir um bom contato entre o solo e a semente.

Pode utilizar palha espalhada para fazer uma leve cobertura sobre o terreno onde foram plantadas as sementes, o suficiente para que metade do solo fique exposto. A palha vai ajudar a sombrear o solo e as mudas, evitando que elas fiquem secas rapidamente.

Mantenha a camada superior do solo constantemente úmida e de forma uniforme. A irrigação excessiva com um regador automático não é recomendada porque a semente pode ser levada pela água. Regue com um pulverizador várias vezes por dia até que as mudas fiquem fortes o suficiente para suportar a irrigação normal.

 

 

Agrotropical.org © 2007 • Empresa certificada • Todos os direitos reservados