A escolha da grama
A escolha da espécie  da grama é fundamental para o sucesso do gramado, considerando o clima, local e objetivo.
Cerca viva
A sanasão do campo vem se destacando como cerca de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m²
A escolha do Eucalipto
A escolha do eucalipto está relacionada a algumas vantagens da espécie: crescimento. objetivo e local.
  visitantes online
 

Enciclopédia botânica

Cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. ex. Spreng.) Schum.)

O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum (Willd. ex. Spreng.) Schum.) é uma planta de boa adaptação à sombra o que a torna uma planta apropriada para formação de consórcios com outras espécies frutíferas ou florestais. Este sistema proporciona bons resultados econômicos e ecológicos permitindo uma exploração com maior sustentabilidade. Portanto, torna-se uma alternativa válida para a diversificação da fruticultura comercial, sem provocar fortes impactos ambientais ( Gilberto de Andrade Fraife Filho, CEPLAC).

Clima e solo ideal:


É cultivado em regiões que apresentam temperaturas médias anuais superiores a 22ºC, pluviosidade acima de 1500 mm, bem distribuídas e umidade relativa acima de 75%. Os solos mais recomendados são os areno-argilosos, profundos e com boa drenagem (Venturieri,1993).

Propagação:


A princípio as sementes deverão serem germinadas em um canteiro contendo areia lavada e/ou terra destorrada.
Normalmente a germinação inicia aos dez dias e a repicagem para os sacos plásticos deverá ser feita quando as mudas atingirem vinte centímetros de altura, fazendo seleção das mudas por desenvolvimento, formação e estado de sanidade. Os canteiros deverão ter no máximo 20 metros de comprimento, de 1 m a 1.20 m de largura, e altura entre 20 cm a 30 cm, para facilitar o manejo. (Coral,2000).

Mais Informações:

Dentro do gênero Theobroma, o fruto do cupuaçu é o que apresenta maior tamanho, sendo sua polpa utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, picolés, geléias, iogurtes, doces e compotas. As análises de polpa revelam excelentes características e teores médios de fósforo e de vitamina C superiores a muitas outras polpas de frutas (Calzavara, 1987). Das espécies do gênero Theobroma, o cacau e o cupuaçu formam a dupla de maior importância, tanto no que se refere à situação econômica como nos aspectos sociais. O cupuaçu é tradicionalmente cultivado com maior freqüência, em pequenas propriedades, ocupando mão-de-obra familiar e, geralmente, consorciado com outras culturas. Na pequena propriedade pode ser consorciado, no primeiro ano com a mandioca, milho, feijão, bananeira ou mamoeiro, proporcionando receita durante a fase jovem do cultivo, culminando com a melhoria da qualidade de vida dos pequenos produtores ( Gilberto de Andrade Fraife Filho,
CEPLAC/Cepec-Itabuna-BA).
 

 

Para fazer pedido acesse nossa loja virtual ou entre em contato

 

Agrotropical.org © 2007 • Empresa certificada • Todos os direitos reservados