A escolha da grama
A escolha da espécie  da grama é fundamental para o sucesso do gramado, considerando o clima, local e objetivo.
Cerca viva
A sanasão do campo vem se destacando como cerca de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m²
A escolha do Eucalipto
A escolha do eucalipto está relacionada a algumas vantagens da espécie: crescimento. objetivo e local.
  visitantes online
 

Enciclopédia botânica

Murta (Murraya peniculata)


A murta (Murraya Peniculata) é originária do Pacífico Sul, esta planta perfuma deliciosamente o ar nas noites de verão. Pertence à família dos citros, e floresce várias vezes por ano. Sua folhagem verde-escura e as delicadas flores brancas lhe dão uma silhueta elegante, muito adequada para ornamentar interiores. Cresce até 2m, mas também pode ser reduzida, quando cultivada por meio de técnicas de bonsai.

Após a queda das florescências, a murta fica repleta de frutos vermelhos.

É cultivado a pleno sol ou a meia sombra, em vasos, em raques ou em conjuntos podados com freqüência e mantidos como arbusto globoso, prestando-se para ornamentação. É resistente a geadas fortes, podendo ser cultivados desde o extremo sul até os tópicos.

Na produção de cerca-viva deve-se plantar as mudas com espaçamento de 25 cm.

 

Produção de mudas:


 Colocar as sementes de molho em água por 8 horas.
Semeá-las em canteiros semi-sombreados ou diretamente em recipientes semi individuais contendo substrato organo-arenoso; cobri-las com uma leve camada do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A emergência ocorre em 3-4 semanas e, a taxa de germinação geralmente é superior a 70%. Transplantar as mudas dos canteiros para embalagens individuais quando atingirem 4-6 cm e daí para o plantio no local definitivo em mais 4-5 meses.

 

Aplicação em bonsai:
 

            

Observação Importante:

Esta planta foi proibida no Brasil por ser hospedeira da bactéria Candidatus Liberibacter spp, causadora de Greening em Citrus que pode levar plantações de citrus a morte.

 

 

Agrotropical.org © 2007 • Empresa certificada • Todos os direitos reservados