A escolha da grama
A escolha da espécie  da grama é fundamental para o sucesso do gramado, considerando o clima, local e objetivo.
Cerca viva
A sanasão do campo vem se destacando como cerca de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m²
A escolha do Eucalipto
A escolha do eucalipto está relacionada a algumas vantagens da espécie: crescimento. objetivo e local.
  visitantes online
 

Enciclopédia botânica

Cerca Viva de Sansão do Campo, Sabiá (Mimosa caesalpineafolia)
 

Área de cobertura: 800 metros lineares por kg de semente sem casca com espaçamento de 10 cm por planta.
 


Informações preliminares:

A cerca viva de sansão do campo (Mimosa caesalpineafolia) é indicada para cercar sítios, grandes fazendas, indústrias, loteamentos, colégios e áreas urbanas. O espaçamento deve ser de 10 centímetros entre plantas, ela fica adulta de 12 a 15 meses.

Tem flores branquinhas 8 meses por ano. Os espinhos são abundantes e se assemelham aos da roseira. Os troncos ficam bem grossos. O fechamento físico é total e pequenos animais não passam. Sua estrutura tem efeito de um muro, com 3 metros de altura, por 50 centímetros de largura, visualmente fica indevassável, desde o chão.

A vida útil ultrapassa 50 anos e a planta não e tóxica. E muito resistente ao fogo, mas sendo vitima de incêndio, rebrota imediatamente e refaz-se em menos de 1 ano. Funciona também como excelente quebra vento.

Desafia gado nelore e cavalos violentos e representa uma solução definitiva, porque nunca mais se fala em cerca. E o aspecto paisagístico encanta os visitantes e valoriza as propriedades, ao mesmo tempo em que proporciona muita segurança.

Essa espécie forma uma cortina verde com mais de 300 espinhos por m² na na face da cerca, por cada metro quadrado e ramos entrelaçados, o que representa um desestimulo a qualquer tentativa de pessoas mal intencionadas, dando mais privacidade e proteção aos moradores. Ela também é utilizada nas divisões internas de fazendas, formando piquetes. Neste caso, porem, usa-se podar para permitir a visão entre as áreas internas.

No uso dessa planta como anti-ruído e pó, quanto maior for o nível desses elementos, mais larga deve ser as cercas vivas, chegando a formar uma cortina espessa com 2-3 m de altura. Plante as espécies em fileiras com o espaçamento de 10 a 15 cm, assim o fechamento da cerca será total.
Uma outra utilização dessa espécie de cerca viva é a utilização da madeira para fazer estacas muito resistentes e duradouras e carvão.


 

Exploração da madeira:

 A madeira do sabiá não é atacada por cupins: sua resistência e durabilidade são bem maiores em comparação com outras espécies de madeiras. Por isso, as estacas são compradas por fazendeiros de toda a região e até de lugares afastados, como o norte de Minas Gerais.
Característica da madeira: Pesada, dura, compacta, superfície brilhante e lisa, de grande durabilidade mesmo exposta à umidade e enterrada; alburno distinto.

 

 

Para fazer pedido acesse nossa loja virtual ou entre em contato

 

Agrotropical.org © 2007 • Empresa certificada • Todos os direitos reservados