A escolha da grama
A escolha da espécie  da grama é fundamental para o sucesso do gramado, considerando o clima, local e objetivo.
Cerca viva
A sanasão do campo vem se destacando como cerca de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m²
A escolha do Eucalipto
A escolha do eucalipto está relacionada a algumas vantagens da espécie: crescimento. objetivo e local.
  visitantes online
 

Enciclopédia botânica

Informativos sobre espécies de árvores, frutíferas, cerca-vivas, flores, palmeiras e expeciarias

Árvores
 

Abricó-de-macaco (Couroupita guinensis)


Árvore decídua, heliófita,características de terrenos inundáveis de beira de igapós e margens de rios de toda a região amazônica. Apresenta dispersão ampla, porém em baixa densidade populacional. O florescimento é um dos espetáculos mais belos e curiosos da natureza, com o tronco virtualmente enchendo-se de flores.
 


 

Cassia grande


Nativa da região amazônica, na floresta de terra firme. Sua floração, de inigualável beleza, ocorre de entre setembro e novembro. Possui raízes pivotantes, e por isso muito indicada para a arborização urbana. Altura de 15-20 m, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. A madeira pode ser empregada na construção civil, para acabamentos internos.
 


 

Eucalipto citriodora


O Eucalipto Citriodora (Eucalyptus citriodora) também é conhecido como Cheiroso por causa do perfume de citrus que exala das folhas. A madeira é muito utilizada para: construções , estruturas , caixotaria , postes , dormentes, mourões , lenha e carvão. É  a espécie mais utilizada na exploração comercial de folhas para a extração de óleo.
 


 

Eucalipto urolifa


O Eucalyptus urophylla é uma espécie de alto potencial para as zonas tropicais úmidas por ser tolerante ao cancro do eucalipto e sua grande plasticidade de adaptação e de utilização para os mais diversos fins. Por isto, é uma das espécies mais plantadas no Brasil e com grande potencial para ser utilizada em serraria.


 

Flamboyant


Árvore decídua, de 10-12 m de altura originária de Mandagascar,muito freqüente na arborização de parques e jardins de todo Brasil. Extremamente florida e ornamental, é adequada para uso paisagístico em geral onde haja espaço suficiente para seu desenvolvimento. A espécie é variável quanto ao colorido das flores, desde vermelho sanguíneo a alaranjado.
 


 

Nim Indiano


Nim Indiano (Azadirachta Indica A. Juss.) é uma planta nativa da Índia que tem aplicações nas industrias de cosméticos, farmacêutica e moveleira, e é um inseticida natural que contribui para a agricultura sustentável.



 

Samaneiro, árvore-da-chuva


Árvore caducifólia, heliófita, seletiva higrófita, pioneira. característica da mata semidecídua do Pantanal Matogrossense, da mata caducifólia do Vale do São Francisco e das savanas Amazônicas. A madeira é empregada apenas localmente para marcenaria, moirões e para lenha. Ornamental e muito cultivada na arborização rural.
 



 

Frutíferas

 

Cupuaçu


Dentro do gênero Theobroma, o fruto do cupuaçu é o que apresenta maior tamanho, sendo sua polpa utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, picolés, geléias, iogurtes, doces e compotas. As análises de polpa revelam excelentes características e teores médios de fósforo e de vitamina C superiores a muitas outras polpas de frutas (Calzavara, 1987).


 

Noni


Planta eleita como Destaque do Ano. Noni (Morinda citrifolia) é uma planta originada das ilhas do Pacífico em solos vulcânicos. Mas brotam e se desenvolvem muito bem em território brasileiro. Cerca de um ano após a germinação da semente, o arbusto produz frutos que podem ser colhidos durante todo o ano. O nomi contém mais de 153 nutracêuticos.

 



 

Cercas-viva & Paisagismo

 

Cerca viva de sansão do campo (proteção)


A procura por cerca viva de sansão do campo esta aumentando cada vês mais. Devido o aspecto paisagístico ideal para cercas de proteção, já que segura até mesmo o gado com seus 300 espinhos por m². Pode ser usada como quebra-vento.


 

Cerca viva de Flamboyãnzinho (proteção) - Caesalpinia pulcherrima


Arbusto lenhoso, ereto, provido de espinhos, originário das Antilhas, de florescimento exuberante, com 3-4 m de altura, com folhas compostas pinadas. Inflorescências terminais sobre brotações novas, vermelhas com estames longos, formados principalmente na primavera e verão. É empregada como cerca-viva de proteção e na arborização de parques, jardins e ruas.


 

Cerca viva de Murta - Murraya peniculata


Originária do Pacífico Sul, esta planta perfuma deliciosamente o ar nas noites de verão. Pertence à família dos citros, e floresce várias vezes por ano. Cresce até 2m, mas também pode ser reduzida, quando cultivada por meio de técnicas de bonsai.


 

Flor-leopardo - Belamcanda chimemsis (L.) Redouté


Herbácea rizomatoza, perene, florífera, originária da China e Japão, de 50-90 cm de altura. Folhas achatadas, longas e dispostas sobre a haste na forma de leque. Inflorescência eretas, ramificadas com flores amarelo-alaranjadas pontilhadas de amarelo, formadas quase o ano todo.

 

 
 

Palmeiras

 

Diplothemium caudescens Mart

Conhecida por PALMITO AMARGOSO e PALHA BRANCA. É extremamente ornamental, principalmente pela delicadeza de sua folhagem verde-prateada, podendo ser empregada, com sucesso, no paisagismo em geral.

 

Palmeira-rabo-de-peixe solitária (Caryota urens)


A Caryota urens conhecida popularmente como palmeira-rabo-de-peixe solitária, é nativa da Índia, Burma, Sri Lanka e Malásia, na floresta tropical. Espécie muito difundida no Brasil em parques e jardins como planta isolada, ou em grupos ou fileiras, de efeito ornamental notável durante a juventude.

 

 

Palmeira-rabo-de-peixe de toceira (Caryota mitis)


Espécie muito difundida no Brasil em parques e jardins. Destaca-se pelo efeito notável da  folhagem, tanto isolada como em grupos. Em plantios formando renques ocasionalmente empregados como cerca viva.



 

Palmeira véitia (Veitchia merrilli)


Espécie ainda pouco difundida no país, distingue-se pelo porte moderado elegante, pela folhagem compacta e pelo colorido vermelho vermelho dos frutos durante a maturação. É adequada para cultivo em vasos quando planta jovem e para paisagismo de jardins pouco espaçosos, seja em plantios isolados, em grupos ou fileiras. Permite fácil transplante mesmo de exemplares adultos.



 

Palmeira oricana (Geonoma rubescen)


Espécie ainda pouco difundida no país, distingue-se pelo porte moderado elegante, pela folhagem compacta e pelo colorido vermelho vermelho dos frutos durante a maturação. É adequada para cultivo em vasos quando planta jovem e para paisagismo de jardins pouco espaçosos, seja em plantios isolados, em grupos ou fileiras. Permite fácil transplante mesmo de exemplares adultos.


 


 

Condimentos

 

Pimenta malagueta


A pimenta malagueta pertence à espécie Capsicum frutescens e é originária da Bacia Amazônica. É cultivada principalmente nos estados de MG, BA e GO. É uma das mais conhecidas e consumidas no Brasil, principalmente na forma de conserva de fruto inteiro em vinagre ou azeite

Agrotropical.org © 2007 • Empresa certificada • Todos os direitos reservados